Cuidados ao comer fora de casa

Cuidados ao comer fora de casa

 

Cuidados ao comer fora de casa

 

Comer fora de casa

Estima-se que mais de 70% dos brasileiros costumam realizar suas refeições fora de casa. Em consequência da rotina corrida, fica cada vez mais comum que principalmente o almoço seja feito em locais perto do trabalho. Nos fins de semana em família, ou no horário do almoço, é muito importante termos alguns cuidados quando escolhemos comer fora de casa.

 

Comece pela salada

Se possível, nas situações citadas, opte por começar pela salada. Pela grande quantidade de fibras, a salada, além diminuir a fome, ainda evita o frenesi do começo da refeição.

 

Escolha restaurantes com opções mais saudáveis

Comer fora de casa não significa comer menos saudável. Procure sempre um restaurante com uma grande variedade de pratos e que vá agradar toda a família. Tente sempre escolher aquele que se assemelha mais com as preparações feitas em casa. Os restaurantes caseiros são os mais indicados como escolha.

Se for self service, antes de iniciar, procure ver todos os pratos disponíveis e só depois se sirva. Se for a la carte, analise o cardápio como um todo e vá pedindo aos poucos, de forma que reflita seu nível de saciedade durante a refeição.

Fuja dos fast food e daqueles que contêm muitos alimentos industrializados.

 

Analise o cardápio

Escolha preparações com alimentos menos gordurosos como cremes, molhos, queijos, carnes, embutidos, frituras e também evite os ricos em sódio. Prefira sempre carnes grelhadas e assadas a fritas

  

Evite bebidas açucaradas

 

Consumir bebidas durante a refeição por si só já atrapalha muito a digestão dos

alimentos. Além de atrapalhar a consciência sobre a saciedade, ainda provoca a distensão abdominal. Também vale a pena lembrar que não adianta evitar alimentos gordurosos durante a refeição e consumir bebidas açucaradas como refrigerantes ou sucos industrializados, por exemplo. Toda essa bebida será transformada em açúcar posteriormente.  

 

Evite sobremesas açucaradas

Muitos deixam para abusar justamente após as preparações salgadas. Opte por sobremesas mais leves como saladas de frutas, caso contrário a sobremesa sozinha pode conter mais calorias do que a refeição em si.

 

Visite a cozinha

É muito importante que você conheça o estabelecimento em que está e onde vai realizar sua refeição. Se sentir necessidade, você pode pedir para visitar a cozinha do restaurante e avaliar se ele atende suas expectativas. Vale a pena lembrar também que todo estabelecimento deve ter um nutricionista responsável pelas normas sanitárias da cozinha e pelo cardápio.

 

Como vimos, é possível se alimentar com qualidade mesmo fora de casa, contando que se tenha consciência do que se come, que se evite alimentos gordurosos e açucarados, além de conhecer bem o estabelecimento.

Cristina Trovó

nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design