Como se Alimentar Bem fora de Casa

Como se Alimentar Bem fora de Casa

No Brasil estima-se que quase 70% da população fazem suas refeições fora de casa. Esse é um número alarmante já que as refeições tendem a ser associadas, em sua maioria, ao consumo inadequado dos alimentos. Muitas pessoas quando estão mudando seus hábitos alimentares para formas mais saudáveis de alimentação procuram evitar restaurantes e estabelecimentos que forneçam alimentos prontos por insegurança de suas escolhas. Isso não é uma prática aconselhavel, já que engloba situações de prazer e o convívio social.
No entanto, essa proposta desperta muitos questionamentos. Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas:
-Comer fora de casa engorda?
Não necessariamente, é preciso fazer boas escolhas! Existem algumas que ajudam a pessoa a se sair bem em um restaurante.
-É possível emagrecer ou manter a dieta fazendo refeições nos restaurantes?
Sim, é possível! O importante é manter o foco durante as escolhas alimentares e fugir dos pontos negativos dos restaurantes como pratos que envolvem óleos, gorduras, produtos quimicos, industrializados em sua preparação como é o exemplo dos alimentos fritos. Outro ponto negativo é a ingestão de refrigerantes ou sucos industrializados durante a refeição. 
Concluindo, nada de pânico. Confira algumas dicas de como se alimentar com qualidade fazendo suas refeições fora de casa.
.Se for se alimentar em um restaurante self service, primeiro procure observar os pratos apresentados e os que você julga como adequados para o seu plano alimentar. Evite ir direto para as filas, pois assim você pode deixar de analisar suas escolhas e sucumbir a pressão.
.Procure analisar também o cardápio, evite preparações que contém muitos alimentos calóricos como molhos, queijos, cremes; ricos em gorduras saturadas como as carnes gordurosas e alimentos ricos em sódio como embutidos e conservas.
.Comece a refeição pela salada, antes de pedir o prato principal. Fazendo isso, será mais fácil mensurar seu nivel de apetite e vai levar á menor ingestão durante o prato principal. 
.Evite ingerir liquidos durante a refeição, isso pode prejudicar o processo de digestão e provocar a distensão abdominal.
.Evite alimentos gordurosos e fritos, prefira os assados ou grelhados. O processo que envolve a preparação dos alimentos fritos envolve a liberação de substâncias tóxicas, que podem levar a doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
.Faça lanches e não pule refeições durante o dia, para que não coma em grande quantidade no restaurante.
.Escolha restaurantes naturais sempre que possivel, prefira preparações mais simples como as feitas em casa.
Se for para ingerir alimentos como os congelados em casa, prefira fazer as refeições em algum restaurante que tenha uma comida caseira.
.Se não resistir á sobremesa, veja se existe opção de frutas variadas, se for associada a uma fonte de fibras como chia, linhaça ou granola sem açúcar, melhor ainda.
Além dessas dicas, há sempre a mais importante: seja maleável! Se estiver na companhia de alguém, não seja radical. Use o bom senso para fazer suas escolhas de acordo com o lugar escolhido e as opções oferecidas. Lembre-se que a qualidade de vida está entre o quilibrio do corpo e da mente!


Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design