Celulite

Celulite

 Caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações na pele - dando a esta um aspecto de casca de laranja - a  celulite é causada por alterações no tecido gorduroso, em conjunto com alterações na microcirculação e aumento do tecido fibroso. É um processo inflamatório, que evolui com a má alimentação associada ao sedentarismo. Seu avanço afeta a circulação, causando edema e fibrose (endurecimento) no local. A nutrição celular fica afetada.

 
Alguns cuidados para a prevenção da celulite  merecem destaque:
 
 1- Cuidar do intestino - esse órgão garante a eliminação de toxinas que contribuem para o processo de formação da celulite. Quando saudável não há formação de gases, estufamento e dor abdominal. Caso o intestino esteja em desequilíbrio siga as orientações abaixo.
 
   *Mastigue bem. Alimentos que chegam inteiros ao intestino fermentam e causam gases.
   *Evite ingerir líquidos durante as refeições. Eles atrapalham a digestão (diluem o suco gástrico).
   *Coma de três em três horas, estimulando o bom funcionamento intestinal.
   *Evite açúcares e derivados. São obstipantes (prendem o intestino).
   *Consuma alimentos prebióticos: chicória, aspargos, alho, cebola, alho-poro, alcachofra e polpa de banana verde. A fermentação destes alimentos serve de energia para as boas bactérias, contribuindo para uma flora intestinal saudável.
   * Utilize probióticos, as boas bactérias que ajudam a equilibrar a flora intestinal.
 
   2-Controlar o excesso de peso - embora a celulite apareça também em mulheres magras, sua incidência é agravada quando há excesso de peso. Nesse caso é importante voltar para o peso ideal, mas não é só isso, a qualidade da alimentação é fundamental.
 
3-Evitar o efeito sanfona - Com a perda de peso a celulite fica imperceptível, mas se o peso aumentar, com certeza, ela aparecerá com maior evidência.
 
4-Evitar os alimentos inflamatórios - gordura trans, gordura saturada (carnes gordas, queijos amarelos, bolachas, sorvetes de massa, fritas, empanados, etc.), alimentos ricos em sal (enlatados, conservas, embutidos, sopas, sucos de caixinha, salgadinhos em pacotes, caldos em tabletes),  bebida alcoólica, café, alimentos industrializados em geral, refrigerantes e balas. Dê preferência aos cereais integrais.
 
5- Utilizar alimentos anti-inflamatórios e ervas aromáticas – gengibre, açafrão, canela, cravo, noz moscada, louro, pimenta vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, alho e cebola.
 
6-Utilizar alimentos fontes de Omega 3 – anti-inflamatórios: semente de linhaça, atum, salmão, sardinha.
 
7-Incluir alimentos fontes de antioxidantes:
 
Vit C: goiaba, laranja, acerola, etc.
Vit E: gérmen de trigo, castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, etc.
Carotenóides: frutas e vegetais amarelados a alaranjados, brócolis e escarola.
 
8-Incluir alimentos ricos em fibras - Frutas, verduras, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc.).
 
9-Preferir os vegetais e frutas que estimulam a circulação sanguínea: brócolis, couve, couve–flor, repolho, rúcula, cereja, amora, uva preta, açaí, framboesa e morango.
 
10-Incluir alimentos ricos em silício – Aveia, cevada, salsa, nabo, feijão e banana.
 
11-Caprichar na hidratação - O consumo de água ajuda a manter os líquidos corporais e ajuda na excreção de substâncias tóxicas. A ingestão média indicada são dois litros / dia de água pura.
 
12-Mexer-se: Os exercícios ajudam a reduzir a celulite. Eles melhoram o condicionamento físico, a circulação, alivia o estresse, contribuem com a eliminação de substâncias tóxicas através do suor e ainda queimam calorias.
 
Concluindo: Genética e fatores hormonais também predispõem à celulite, porém a mudança de alguns hábitos alimentares, em conjunto com a atividade física, pode ser a saída para alcançar a boa forma e preveni-la. O planejamento alimentar individualizado e nutricionalmente equilibrado reduzem a incidência de várias desordens estéticas. A educação alimentar não é feita da noite para o dia e sim no dia a dia.

Cristina Trovó
Nutricionista
 
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