Café que emagrece, será?!

Café que emagrece, será?!

Café que emagrece, será?!

Um café lançado recentemente no mercado vem atraindo atenção pela promessa do emagrecimento eminente.

Composição

Sua composição inclui três ingredientes: erva-mate, psyllium e garcinia

Tanto a erva-mate como a garcinia são produtos já conhecidos pela sua capacidade antioxidante, prevenindo doenças crônicas como as cardiovasculares. No caso da erva-mate ainda possui vitaminas e cafeína, conhecida pela sua capacidade termogênica, que acelera o metabolismo. A garcinia, também conhecida como mangostão, possui compostos fenólicos como xantonas, proantocianinas, antocianinas, encontradas em sua polpa.

Psyllium

O último ingrediente é uma fibra que, combinada com a água, transforma-se em um tipo de gel que fornece efeitos benéficos para o trânsito intestinal, redução dos níveis de colesterol e diminuição do fator de inflamação (Proteína C reativa), podendo ser uma alternativa para aqueles com constipação, altos níveis de colesterol e síndrome do intestino irritável. Segundo informações encontradas na internet e pelo fabricante, o psyllium é responsável pela redução da absorção da gordura pelo corpo. 

Estudos científicos

Um estudo publicado na revista Appetite, em 2016, evidenciou também um aumento na saciedade, se tomado 6,8g de psyllium antes do café da manhã e do almoço, por pelo menos 3 dias.

Já outro estudo, publicado na conceituada revista Nutrition Journal, mostrou que a suplementação de 10,5g do ingrediente seria responsável pela diminuição do IMC e melhora no perfil glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.

Por outro lado, mais um estudo publicado, agora no International Journal of Preventative Medicine, não encontrou relação entre tal suplementação e a diminuição do IMC em pacientes com esteatose hepática não alcoólica.

Possíveis efeitos adversos

Apesar de ser considerado seguro dentro de doses recomendadas, efeitos como distensão abdominal, desconforto gastrointestinal, gases e diarreia podem ser evidenciados.

Apesar de não relatar a quantidade em gramas de ingrediente na composição pelo fabricante, foram notados benefícios a partir do consumo de 6,8g do psyllium ao dia.

Ainda que animadores, cientificamente continua sendo controverso os benefícios e possíveis efeitos adversos da utilização do psyllium. Por isso, é indispensável uma alimentação balanceada durante o dia, com o auxílio de um profissional no manejo das porções diárias. Vale a pena também lembrar que não é indicada a substituição das refeições pelo consumo de qualquer suplemento fitoterápico.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design