Alimentos que influenciam na preservação das células do sistema nervoso

Alimentos que influenciam na preservação das células do sistema nervoso

          Existem evidências de que a ingestão de determinados nutrientes melhora o desempenho da memória e da função cognitiva.  Pesquisas indicam que crianças que recebem leite materno apresentam um melhor desenvolvimento cognitivo, quando comparadas às crianças que recebem fórmulas industrializadas.


        Os nutrientes que merecem destaque na prevenção da perda da função cognitiva e da memória são: alimentos de fontes de vitamina C, vitamina E, vitamina A, vitaminas B6, B12, o acido fólico, os ácidos graxos poli-insaturados, a colina, o ferro, e carboidratos integrais.

 
         Na gestação, o consumo de ácido fólico é extremamente importante para a formação do tubo neural, assim como o consumo de colina. Os alimentos ricos em ácido fólico são, principalmente, as verduras de folhas verdes escuras como brócolis e espinafre.
        O ovo é rico em  colina,  nutriente que estimula a atividade cerebral e é benéfico para a memória. Ela participa na formação de neurônios e ajuda a manter as células cerebrais, favorecendo a função cognitiva. 
Outro alimento que merece atenção para a memória é o peixe, rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo, zinco, ferro , iodo vitaminas do complexo B (exemplo: B12), vitamina A, vitamina D, ácidos graxos essenciais. Os peixes de água salgada são ricos em ômega 3 exemplo: salmão, sardinha, anchovas, atum, arenque e cavala, eles têm ação anti-inflamatória  e protegem os neurônios contra a ação dos radicais livres. O ômega 3 preserva a integridade das membranas dos neurônios.
         Alguns  alimentos e bebidas pioram a saúde das células nervosas: bebida alcoólica, carboidratos refinados, gorduras saturadas, gorduras trans, assim como o excesso de carne vermelha e o  açúcar simples.
A ingestão de alimentos de alto índice glicêmico como o açúcar e os doces provoca rápida elevação nos níveis séricos de glicose, o que induz nas células nervosas o aumento dos radicais livres, podendo causar lesão nas células do sistema nervoso.
       Os indivíduos diabéticos podem vir a ter picos de glicemia, os quais causam oxidação das células do sistema nervoso. Sendo assim, é importante que os indivíduos diabéticos cuidem da alimentação e pratiquem atividade física, afim de obter uma glicemia estável, preservando seus neurônios. O cérebro consome grande quantidade de glicose, ela fornece energia para os pensamentos. 
 
 
Cristina Trovó - Nutricionista
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design