Alimentos que ajudam

Alimentos que ajudam

 

Alimentos que ajudam na saciedade

 

Saciedade

A saciedade é contrária ao estímulo da fome e está ligada a diversos fatores. Os fatores hormonais incluem a liberação da leptina na corrente sanguínea, um hormônio endócrino que promove a sensação de saciedade, indicando ao corpo que está na hora de diminuir a ingestão alimentar. Outro fator indicador de saciedade é a composição dos alimentos que ingerimos, que é tão importante quanto a quantidade de alimentos ingeridos, uma vez que a mesma influencia no tempo de esvaziamento gástrico.

Saciedade - Estratégias

Dentre as estratégias para a maior saciedade destaca-se o fracionamento das refeições e a escolha dos alimentos cuja composição a favorece. Aposte em pequenos lanches entre as refeições para reduzir a ingestão alimentar na próxima refeição e escolha os alimentos que podem ajudar nesse aspecto.

Saciedade - Alimentos

Os alimentos que auxiliam na saciedade são os ricos em gordura e os ricos em fibras, maior tempo de esvaziamento gástrico. Pensando em evitar os níveis de gordura ingeridos, o ideal é que a estratégia para maior saciedade seja uma alimentação diária rica em fibras como frutas, legumes, verduras, principalmente nos lanches intermediários.

Chips de coco: além de saboroso e nutritivo, o coco também contém uma quantidade de gordura que auxiliará na saciedade.

Sementes e oleaginosas: sementes como as de girassol e de abóbora, além de castanhas como a do Pará, amêndoas e castanhas de caju, são fontes de gorduras mono e poli-insaturadas que também permanecem um grande período no estômago, evitando a fome.

Frutas: são ricas em fibras e assim permanecem um grande período no estômago. Associe-as com outra fonte de fibra como granola ou aveia, pode também adicionar iogurte, que é rico em proteínas e auxilia na saciedade. Prefira sempre in natura a sucos naturais.

Saladas de folhas: uma grande estratégia para aqueles que querem diminuir o consumo nas refeições principais. Antes do almoço e do jantar comece com uma boa porção de salada de folhas como alface, rúcula, agrião. Ainda, foque na mastigação, isso irá prevenir que seu cérebro coma em grandes quantidades.

Com essas estratégias e com os alimentos certos, é possível ter maior saciedade durante o dia sem passar fome! A nutrição é uma ciência que abrange mais que apenas aspectos biológicos, sendo desencorajados longos períodos de privação alimentar. Lembre-se de que o equilíbrio é a chave da saúde e, se você tem dificuldade nessa busca, estratégias existem para ajudá-lo! 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design