Alimentos Naturais, Alimentos In Natura, Minimamente Processados e Ultraprocessados

Alimentos Naturais, Alimentos In Natura, Minimamente Processados e Ultraprocessados

Existe uma grande diferença entre os alimentos que consumimos, a maioria pensa que se alimentando de uma forma mais rápida/fast food e alimentos prontos estará ingerindo a mesma quantidade de nutrientes. Alguns alimentos que consumimos fazem muito mal a nossa saúde e causam doenças. Por esse motivo vamos falar um pouco sobre a diferença entre alguns tipos de alimentos. 
Alimentos naturais são aqueles alimentos que foram cultivados em um processo de agricultura natural, ou seja, isentos de agrotóxicos. Muitas pessoas usam a palavra natural para todos os alimentos. Porém, são somente naturais aqueles alimentos que forem realmente cultivados pela natureza e não necessitem de qualquer componente químico. Possuem menor impacto ambiental e respeitam a sazonalidade dos alimentos. 
Alimentos in natura são retirados de partes de plantas ou de animais. Esses alimentos são as frutas, verduras, legumes, as carnes, os peixes e as aves: ou seja, são retirados diretamente da natureza e, seu cultivo pode utilizar agrotóxico e outros produtos quimicos. 
Os alimentos minimamente processados são alimentos picados prontos para o consumo, surgiram a fim de proporcionar ao consumidor um produto conveniente, muito parecido com o fresco e que mantém sua qualidade nutritiva e sensorial além de agregar valor ao produto e melhor remuneração de setor. Vale lembrar que o preço desses produtos são 180% mais caros que o produto a granel. Hoje em dia encontramos uma enorme variedade de produtos, dehortifrutis e sucos. Eles podem fazer parte de uma alimentação saudável, por serem práticos e em não sofrerem adição de conservantes, corantes, entre outros aditivos quimicos. 
Outro exemplo de alimentos pouco processados são os pateurizados (como o leite), ou que passem por processo de trituração e de separação de resíduos, retirando a sujeira dos alimentos para comercialização, como por exemplo o arroz, o feijão, as lentilhas, o cogumelo a farinha de mandioca e de milho. 
O ultraprocessadas, que passam por amplo processo industrial. Os exemplos são: refrigerantes, biscoitos e salgadinhos, que possuem pouco ou nenhum alimento verdadeiro em sua composição. Além disso elessão ricos em gordura, sal açúcar e muitas outras substâncias artificiais. Eles também são pouco nutritivos e não recomendados. Com o avanço da tecnologia, as industrias estão cada vez mais apostando em alimentos processados para torná-los mais duradouros. 
De forma geral, a maioria dos produtos que consumimos são totalmente industrializados e possuem alta adição de substâncias prejudiciais ao nosso organismo. Como exemplo temos: biscoitos, sorvetes, misturas de bolos, refrigerantes, pizzas, temperos instantaneos, doces, pratos congelados, salgadinhos tipos chips, sucos de caixa, entre outros. Esses produtos não devem fazer parte da nossa rotina alimentar e ter seu consumo de maneira eventual. 
Faça um prato colorido e evite os produtos processados , pois causam várias doenças ao nosso organismo! 

Ariela Issa

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design