Alimentação no Crossfit

Alimentação no Crossfit

A busca pela Nutrição Esportiva é muito forte atualmente, junto com essa procura, e de forma especial, cresce o mercado da modalidade de exercício crossfit. As pessoas que buscam esse esporte tem como objetivo obter um corpo definido, conquistar flexibilidade, força, resistência e um bom condicionamento cardiorrespiratório. Por outro lado, o bem-estar e a qualidade de vida só são conquistas garantidas para os desportistas que praticam essa modalidade com um bom cuidado nutricional e um bom treinamento, evitando lesões.
O crossfit é uma atividade intervalada, de alta intensidade, por isso, algumas condutas alimentares são de grande importância no plano do seu desenvolvimento. É importante lembrar que a dieta deve ser personalizada , pois cada indivíduo é único, embora algumas condutas devam ser observadas de maneira geral.
O plano alimentar para o praticante de crossfit deve levar em consideração o alto grau de calorias necessários para a execução desse esporte, e deve ter uma grande oferta de alimentos anti-inflamatórios para prevenção  de lesões, assim como uma boa oferta de micronutrientes.
.Como deve ser o cardápio?
O cardápio deve ser cuidadosamente elaborado, evitando perda de massa muscular, potencializando a perda de gordura corporal, fornecendo energia para o esporte, impedindo assim, o risco de hipoglicemia.
A dieta deve ser rica em todos os grupos de alimentos, como carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas magras, lipídios de boa qualidade, vitaminas e minerais. É contraindicado o uso da dieta sem carboidratos e a cota proteica deve ser personaizada e cuidadosamente calculada pelo profissional nutricionista para evitar danos renais e hepáticos.
.Existem alimentos especiais? O que não pode faltar?
Alimentos prébioticos e próbioticos para melhorar a absorção de nutrientes e a imunidade, como a biomassa de banana verde, chicória, cebola e alho.
Alimentos anti-inflamatórios (ajudam na prevenção de danos musculares). Ex.: frutas vermelhas, cúrcuma (açafrão), romã e gengibre.
Alimentos alcalinos: batata-doce, inhame, lentilha, abacaxi, tangerina, brócolis, ameixa  e semente de abóbora.
Caprichar no consumo de frutas, vegetais e especiarias. 
Alimentos ricos em vitaminas do Complexo B: cereais integrais
Alimentos ricos em Coenzima Q10: damasco seco.
.O que dizer dos suplementos?
A necessidade do uso de suplementos é individualizada e deve ser avaliada pelo profissional, e deve ser bem indicado. É preciso ter muito cuidado com a suplementação  e o ideal é dar preferência para o uso dos alimentos.
.Praticar o crossfit exige algum tipo de exame laboratorial  para manter a saúde?
Exames laboratoriais periódicos anuais são indicados para todas as pessoas e, no caso do paciente praticante de crossfit, o controle da Vitamina D merece destaque, pois essa vitamina esta diretamente envolvida com a imunidade.
.Quais as dicas práticas para esse esportista?
Pré-treino: carboidrato de baixo índice glicêmico e suco de beterraba.
Durante o treino: Água com gengibre picado
Pós-treino: Suco de tomate ou de romã, carboidrato de baixo ou médio índice glicêmico com proteínas magras.
Como em todo esporte, a hidratação é fundamental. Lance mão de água e água de coco antes, durante e após as atividades físicas.
Lembre-se que o objetivo dessa conduta é nutrir, evitar lesões e favorecer uma rápida recuperação física.

Cristina Trovó
Nutricionista


 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design