Alimentação na páscoa

Alimentação na páscoa

O cardápio da Páscoa envolve alimentos muito calóricos como os ovos de páscoa, as colombas pascais e peixes com molhos gordurosos.
O consumo exagerado desses alimentos transforma a páscoa num risco à boa forma, mas não é preciso abolir estas iguarias, desde que o consumo não seja excessivo, o que inviabiliza qualquer projeto de manutenção ou de perda de peso.

 

Apesar de hipercalórico, o chocolate possui também componentes nutricionais importantes, principalmente na sua versão amarga. São os polifenóis antioxidantes, substâncias que ajudam a combater os radicais livres, e contêm alto teor de magnésio, alcaloides estimulantes do sistema nervoso central, entre outros nutrientes. Portanto, também é benéfico para o sistema cardiovascular e nervoso.


O chocolate, de uma maneira geral, pode conter cerca de 550 calorias por 100g, e as colombas pascais, média de 300 calorias em uma fatia de 80 gramas, e, ainda,  contêm uma quantidade enorme de gordura saturada. O chocolate pode ser incluído em um plano alimentar saudável, quanto às colombas o melhor é evitar, ou fazer uso de forma eventual.

Tipos de Chocolate:

Na hora de escolher qual o melhor chocolate, é importante ler os rótulos, observar bem, pois o cacau deve ser o primeiro da lista de ingredientes. Opte pelo chocolate de menor teor de açúcares e maior teor de cacau.


Diante da tabela exposta, a melhor opção é escolher o chocolate acima de 70% de cacau.

Fuja do chocolate branco, dos trufados e do diet, estes são piores.

 

Por serem feitos de manteiga de cacau, não encontramos flavonoides em sua composição e ainda contém muito mais gordura que o chocolate convencional. Pela mesma razão, fuja dos trufados, pois serão encarregados de aumentar, e muito, a quantidade de gordura do seu ovo.

O chocolate diet não contém açúcar, mas em geral possui adoçante e contém uma porcentagem de gordura ainda maior em sua composição.

Ovos Fit e funcionais

Ótima opção para aqueles que estão focados em qualidade de vida e perda de peso. Os feitos com chia, linhaça e alfarroba, possuem propriedades nutricionais melhores que o convencional.

Muito cuidado com os proteicos, se você já tem um plano alimentar saudável, provavelmente seu consumo proteico é adequado e, nesse caso, você gastará mais por algo que não necessita.

Quando for consumir seu ovo.

O ideal é que cada familiar ganhe apenas um ovo e que este seja pequeno, se for grande, é interessante dividir com as outras pessoas.

O excesso pode ser prejudicial, atenção para quantidade: no máximo 30 g por dia.

É importante saborear, sentir o gosto, a textura, comer devagar e se estiver comendo na quantidade correta, coma sem culpa. Comer devagar ajuda a ficar saciado com quantidades menores.

Preste atenção no alimento, caso isso não aconteça, tornam-se mais propenso os episódios de compulsão,

O melhor horário para consumir o chocolate é após as refeições ricas em fibras como o almoço e o jantar.

Evite estocar chocolates. Caso você consiga conviver com eles em seu armário, a ingestão deve ser restrita a 30 g/ dia, 2 a 3 vezes por semana, até que o ovo acabe. Não pule refeições nem antes nem após o consumo.

Refeições na páscoa

Faça uma salada farta, com variedade de verduras e legumes e use o tempero convencional de sal de ervas ou sal rosa do Himaláia, limão e azeite. Evite temperos prontos pela sua absurda quantidade de sódio na composição. Ex.: mix de folhas verdes e morangos, salada verde com brie e figos. 

De prato principal, foque nas carnes magras, sendo sempre assadas, grelhadas ou cozidas. A opção mais escolhida na época são os peixes. Ex.: bacalhau à portuguesa, moqueca de badejo.

O bacalhau é outra tradição da páscoa. É um alimento muito nutritivo, rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas, além de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, deve-se tomar cuidado com os diferentes tipos de preparo a que este alimento pode ser submetido. Ingredientes como leite de coco, creme de leite, manteiga e queijos podem aumentar de forma significativa o valor nutricional de uma porção por serem ricos em calorias e em gorduras saturadas. O melhor é optar por receitas com batata, tomate, cebola, pimentão, alho e azeite, mas ainda assim, sem exageros. Para quem não come peixe, as sugestões são macarrão com cogumelos, alho negro e tomilho ou fusilli integral com vegetais e molho de hortelã. Como acompanhamento para o bacalhau você pode optar pelo tradicional arroz branco, arroz com salsinha ou arroz negro com brócolis e castanhas.

Como sobremesa escolha as opções mais leves, por exemplo,  frutas ou guarde o espaço para o seu ovo de páscoa. Para aqueles que não vão comer ovos de páscoa a minha sugestão é abacaxi refrescante ou salada de frutas.

Todas as receitas mencionadas  encontram-se no site: www.cristinatrovo.com.br

Bom Apetite !!!

Cristina Trovó

Nutricionista

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design