Álcool e Emagrecimento

Álcool e Emagrecimento

 

Álcool e Emagrecimento

        A relação álcool e emagrecimento vem sendo questionada    frequentemente entre meus pacientes. Mas afinal, o álcool atrapalha no emagrecimento?

        Pois bem, sabe-se que em uma lata de cerveja encontramos aproximadamente 150kcal. E que em um prato feito no almoço tem aproximadamente 600kcal. A conta fica fácil: em quatro latinhas consome-se o equivalente a uma refeição completa de um adulto!

        Logo, é claro que a bebida alcóolica vai atrapalhar no emagrecimento do indivíduo.

Álcool dá barriga?

        Vale a pena lembrar que bebidas alcóolicas têm o que chamamos de “calorias vazias”, ou seja, calorias que não são aproveitadas na síntese proteica ou em outras funções do organismo.

        Basicamente, serão armazenadas em forma de gordura e, por seu alto índice glicêmico, elas são facilmente depositadas na região abdominal, causando a temida “barriguinha”.

Álcool e síntese proteica

        Pelo fato de as bebidas alcóolicas serem ricas em carboidrato, algumas pessoas pensam que, consumindo tais bebidas depois do exercício, esse carboidrato irá ajudar na recuperação dos estoques de glicogênio e recuperação muscular. Na verdade, ocorre o contrário disso!

        O álcool, por ser uma substância tóxica ao organismo, diminui a síntese proteica, atrapalha a recuperação muscular que, por sua vez, irá prejudicar o rendimento subsequente.



Álcool e vitaminas

        Além disso, o álcool também é prejudicial à absorção de vitaminas e minerais no intestino como a vitamina B1 – tiamina – essencial para o bom funcionamento do cérebro e o ácido fólico, cuja deficiência pode levar a anemias, cansaço, à insônia e a outros sintomas mais graves.

Outros impactos do álcool

         Ainda temos alguns outros impactos do álcool no organismo como:

  • Lesões nas células do sistema nervoso (neurônios), o que a longo prazo pode levar à diminuição das funções cerebrais;
  • Lesões nas células do fígado (hepatócitos), podendo provocar Cirrose hepática em etilistas crônicos;
  • Diminuição do hormônio testosterona, que pode gerar a diminuição do número e motilidade dos espermatozoides;
  • Condições gastrointestinais como esofagite, gastrite úlceras gástricas.

Álcool e emagrecimento

 

        Mas, afinal, devo ficar sem consumir bebidas alcóolicas se quero emagrecer?

 

        O ideal, independente da motivação, é que o consumo de bebidas alcóolicas seja feito com moderação. Evite beber durante a semana ou em grandes quantidades em momentos comemorativos. Como mostramos, é uma bebida muito calórica e facilmente pode comprometer o processo. Intercale a bebida alcóolica com água e não se esqueça de se alimentar!

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design