Aftas: alimentos que devem ser evitados e encorajados

Aftas: alimentos que devem ser evitados e encorajados

 

 

     Como ajudar em casos de aftas e amenizar a dor? A maioria das pessoas já tiveram aftas, não é mesmo?! Elas são chatas e incômodas, causam dores e desconfortos ao mastigar, falar, engolir e alimentar de forma geral. No texto que segue vamos mostrar como os alimentos podem ser inimigos ou aliados das aftas. Confira a seguir:

 

Aftas: o que são e quais as suas causas?

     As aftas são lesões na mucosa oral e podem ser bem dolorosas de acordo com o tamanho. Também conhecidas como úlceras orais, elas podem ser brancas ou amareladas e são superficiais, não sendo transmitidas entre indivíduos.

 

    Elas podem aparecer por toda região interna da boca, incluindo língua, gengiva, garganta ou na parte interna da bochecha e podem causar desconforto e até mesmo mau hálito.

 

     Suas causas podem ser diversas como desequilíbrio imune, hormonal, fungos, vírus e , até mesmo, alergias ou irritações por alguns alimentos ou falta de nutrientes essenciais.

 

     Levando em consideração que as aftas podem levar até 15 dias para finalizar sua cicatrização, citamos a seguir alimentos que devemos consumir ou evitar durante este período.

 

Alimentos que ajudam nas aftas

 

     A deficiência de alguns micronutrientes podem favorecer o aparecimento de aftas. Assim, é importante garantir uma alimentação rica em vitaminas como a B12, B9 e ferro, para prevenir as lesões que tanto geram desconforto.

 

Alimentos ricos em vitamina B12: peixes como atum, sardinha e salmão; leite e derivados, fígado e carnes vermelhas,

 

Alimentos ricos em vitamina B9: leguminosas como feijão branco, lentilha e soja, cereais como aveia, trigo e quinoa, ovos e peixes.

 

Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, peixes, ovos; leguminosas como feijão e brócolis; cereais como aveia, quinoa e trigo; vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis, além da beterraba.

 

 

Alimentos que devem ser evitados em caso de aftas

     Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados, durante este período, por intensificar a dor e até mesmo aumentar a área da lesão.

 

     Eles são os alimentos ácidos como as frutas cítricas e os refrigerantes. Os alimentos apimentados e os alimentos ricos em sal podem danificar a mucosa e prejudicar ainda mais a região. Ainda, doces e chocolates podem causar alergias na boca, levando ao maior aparecimento das lesões.

 

   Por isso, se você tem aftas frequentes, é interessante você aplicar essas técnicas e avaliar se a incidência diminui. Por fim, é válido lembrar a importância de uma higiene bucal de qualidade e a necessidade de se consultar com um dentista regularmente para avaliação.

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design